Como limpar calçados em tempos de coronavírus

Em tempos de pandemia de coronavírus, a higienização dos calçados também é importante.  A “receita” é  de Jorge Macedo,  bacharel em Química Tecnológica e doutor em Ciência, especialista em desinfecção química e tratamento de águas e efluentes, com o apoio do Conselho Federal de Química e do Conselho Regional de Química de Minas Gerais.

Anote os ingredientes:

  1. Água sanitária, de sua preferência, com concentração de cloro ativo entre 2% a 2,5%.
  2. Um copinho descartável de café de 50 ml
  3. Um frasco borrifador de 1 litro
  4. Uma etiqueta com os dizeres “Água Sanitária Diluída”

Modo de Preparo:

  1. Pegue o copinho descartável de 50ml e coloque água sanitária até encher.
  2. Coloque um pouco de água no frasco borrifador, coloque a água sanitária e misture. Complete o restante do frasco com água, tampe e agite para misturar.
  3. Coloque a etiqueta no frasco. A substância não terá muito cheiro de água sanitária, por isto é importante identificar o seu conteúdo.
  4. Guarde em lugar fresco, sem exposição à luz.

Modo de usar:

  1. Com uso de luvas, umedeça um pano com essa solução e limpe os calçados. 
  2. Alternativamente, borrife diretamente na superfície, deixe agir por 15-20 segundos e retire o excesso com pano seco e limpo.

Fonte: Portal do Conselho Federal de Química, publicado em 27 mar. 2020. Disponível em: <http://cfq.org.br/noticia/solucao-diluida-de-agua-sanitaria-e-alternativa-na-falta-de-alcool-gel-ou-mesmo-de-agua-e-sabao/>. Acesso em: 05 abr. 2020.

Crédito da Imagem: Freepik. Disponível em: <Pessoas foto criado por bearfotos – br.freepik.com>. Acesso em: 05 abr. 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *