Escola Municipal Milton Santos lança 13ª edição do jornal Eco Teens

Do site da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Desta vez, o periódico tratou do tema “Patrimônio público: redescobrir e valorizar”

O tema da 13ª edição do jornal Eco Teens, produzida pela Escola Municipal Milton Santos, foi “Patrimônio público: redescobrir e valorizar”. E a “redescoberta” e a “valorização” foram destacadas durante o lançamento da edição, nesta quarta-feira, 8, através de estandes, nos quais havia exposições com resultados das pesquisas feitas durante a produção do jornal, e apresentações culturais protagonizadas pelos próprios estudantes.

O jornal foi produzido entre março e novembro, envolvendo a maior parte dos mais de mil alunos da Milton Santos. Esse trabalho incluiu visitas a lugares como a Reserva Ambiental do Poço Escuro, o Parque da Serra do Piripiri, o Museu Cajaíba e a Lagoa das Bateias.

Segundo a diretora da escola, Janete Marinho, para muitos desses alunos, o caso foi mesmo de “descoberta”, já que vários deles não conheciam esses locais. Aliás, a própria praça localizada ao lado da escola foi motivo de surpresa, já que poucos sabiam que o local se chamava, oficialmente, Praça Martin Luther King, em homenagem ao pastor e ativista norte-americano que, por lutar pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, foi assassinado em 1968.

“Foi um trabalho em que eles próprios contribuíram para essa descoberta. Eu acredito que, a partir daí, eles vão valorizar mais o patrimônio da nossa própria comunidade”, ressaltou Janete.

A turma do 8º ano B, por exemplo, na qual estuda Daniel Damaceno, 16 anos, foi destacada para fazer um trabalho de preservação ambiental e do patrimônio público na Lagoa das Bateias. “Às vezes, nós nos preocupamos muito com outras cidades, mas temos aqui a Lagoa das Bateias, um lugar lindo para você ir. E, às vezes, nós poluímos, jogamos lixo. E devemos nos conscientizar para não acontecer isso”, relatou Daniel.

‘Momento ímpar’ – Ao falar à comunidade escolar da Escola Municipal Milton Santos, o prefeito Herzem Gusmão destacou o principal tema do projeto Eco Teens – a defesa do meio ambiente – para citar duas iniciativas do Governo Municipal. Uma, o projeto de revitalização do Rio Verruga. “Nós iniciamos a revitalização do nosso rio. Vamos salvar o que restou. Vamos implantar ali um parque. Será um dos locais mais belos da nossa cidade”, comentou o gestor.

Herzem informou, ainda, que pretende atender a um apelo feito pelos alunos que participaram da produção do jornal, a respeito da Praça Martin Luther King. “Nós haveremos de iniciar obras de restauração na praça que está aqui do lado. Nós haveremos de restaurar. É uma maneira de responder a vocês. É uma maneira de estimular vocês. É uma maneira de retribuir este momento ímpar que está acontecendo no ensino e nas escolas públicas de Vitória da Conquista”, afirmou o prefeito, que se disse “impressionado” com o que viu durante as apresentações dos alunos.

‘Satisfação e respeito’ – A promotora de Justiça Karina Cherubini, responsável pela área de Meio Ambiente no Ministério Público do Estado da Bahia, ressaltou algumas particularidades da Escola Municipal Milton Santos. Além de ter em seus quadros o estudante Cleiton Oliveira, um dos vencedores do “Lápis na Mão”, concurso de redação promovido pela TV Sudoeste, a escola teve a maior quantidade de alunos já reunida para uma edição do Eco Teens, desde o início do projeto, em 2009.

“É mais do que com satisfação que o Ministério Público vem à Escola Milton Santos. O Ministério Público pisa aqui com respeito”, disse Karina. “É assim que se faz a educação. Trabalhando de março a novembro para apresentar um jornal com um tema nunca antes trabalhado: mostrar que meio ambiente também é patrimônio cultural, patrimônio artificial, meio ambiente físico e meio ambiente natural”.

O Projeto – O projeto Eco Kids/Eco Teens está em seu quarto ano e é desenvolvido pelo Ministério Público do Estado da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Governo Estadual. Tanto no Eco Kids, que abrange crianças de até 12 anos, quanto no Eco Teens, cujo público é entre 12 e 17, o objetivo é sensibilizar os estudantes para a importância da questão ambiental.

Escolas públicas e privadas participam dessa iniciativa. Em 2017, três unidades escolares do município marcam presença: além da Milton Santos, participam as escolas municipais Euclides da Cunha, no distrito de São Sebastião, e Eurípedes Peri Rosa, no de Bate-Pé. O projeto ocorreu ainda nas escolas estaduais Orlando Leite e Camillo de Jesus Lima. A rede particular participou por meio do Colégio Opção.

Disponível em: http://www.pmvc.ba.gov.br/escola-municipal-milton-santos-lanca-13a-edicao-do-jornal-eco-teens/. Acesso em 09 out. 2017.

Um comentário sobre “Escola Municipal Milton Santos lança 13ª edição do jornal Eco Teens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *