Lançamento do Jornal Eco Teens marca Dia do Meio Ambiente

Do Site da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

No mês de junho de 1972, líderes mundiais participaram da 1ª Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. Naquela oportunidade, foi produzida a Declaração sobre Ambiente Humano, ou Declaração de Estocolmo, e foram estabelecidos os princípios para questões ambientais internacionais. Na ocasião, também ficou definido que 5 de junho seria considerado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Quarenta e sete anos depois, a preocupação com as questões ambientais ainda continua latente. “Naquela época, já se via um cenário de degradação ambiental, mas não se anteviu que os desastres seriam tantos e imensos”, lembrou a promotora Karina Cherubini durante o lançamento da 17ª edição do Jornal Eco Teens, que aconteceu na tarde dessa quarta, 5, em Vitória da Conquista.

Apresentação do cantor Evandro Correia durante o lançamento do Jornal

A ação, promovida pelo Ministério Público da Bahia com o apoio da Uesb, busca promover a educação ambiental, de forma interdisciplinar, junto a escolas do Ensino Fundamental e Médio de Vitória da Conquista. O lançamento do primeiro jornal de 2019, produzido por estudantes do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, foi a culminância de uma série de atividades desenvolvidas ao longo de quase quatro meses.

O diretor do Colégio, Ademário Sousa, contou que, para se atentarem às questões ambientais na cidade, professores e alunos participaram de visitas ao Poço Escuro, principal área verde de Vitória da Conquista, e ao Arquivo Público Municipal. Além disso, eles realizaram um pit stop, quando recolheram lixos de veículos e alertaram as pessoas para a necessidade do descarte correto do lixo. “Foi interessante também as oficinas promovidas pela Uesb, que possibilitaram conhecimento técnico para a criação do Núcleo de Jornalismo da Escola e a própria produção do Jornal”, contou o diretor.

Os professores integrantes do projeto participaram de oficinas de fotojornalismo e histórias em quadrinhospromovidas por docentes da Uesb. “Nós transmitimos um pouco do nosso saber a respeito do conhecimento mais técnico, conhecimento subsidiado no campo do jornalismo”, esclareceu o professor Dannilo Duarte, coordenador do curso de Jornalismo e um dos ministrantes das oficinas. Ele contou ainda que o curso participou também do processo de construção e revisão do Jornal.

17ª edição do Jornal Eco Teens

Contribuições do projeto – Ana Paula Oliveira Nunes, aluna do 2º ano do Ensino Médio, foi uma dos 80 estudantes que participaram diretamente das ações do Jornal Eco Teens. Para ela, foi muito gratificante poder ver o material pronto e aprender durante todo o processo. “Essa foi uma oportunidade que pudemos ver de outra forma a questão de preservação do meio ambiente. Pudemos ter uma proximidade muito grande com a natureza e também com a produção textual. Por mais que em alguns momentos tenha sido difícil essa produção, no final, deu tudo certo, e eu fiquei muito grata com o projeto”, declarou a aluna.

“Esse foi um projeto muito interessante, principalmente, no envolvimento dos alunos, no fazer com que eles pudessem refletir sobre a questão do meio ambiente na cidade”, afirmou Ademário Sousa, diretor do Colégio. Já a promotora Karina Cherubini reforçou a importância do Eco Teens no sentido de alertar crianças e jovens para a necessidade do cuidado com o meio ambiente: “nós temos que ter mais momentos como esse, de reflexão, de crítica e de ação, envolvendo as novas gerações para podermos ter uma reversão dessa situação ambiental no futuro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *