MP lança mais uma edição do Eco Teens em Vitória da Conquista

Do Portal do MP/BA

O Ministério Público estadual lança na próxima sexta-feira, dia 29 de julho, em Vitória da Conquista, a 2° edição do Jornal Eco Teens na Escola Municipal José Mozart Tanajura. O tema abordado será reciclagem. Para aprovação da proposta do jornal, foi criado um conselho Editorial, composto pelo MP da Bahia, pelas secretarias municipais de Educação, Comunicação, Meio Ambiente, pelo Núcleo Regional de Educação 20 (NRE-20), pelos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Educação e de Acompanhamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O diferencial do Eco Kids e Eco Teens é que os autores do jornal são os alunos das escolas de ensino fundamental, públicas e privadas e o projeto é custeado por infratores ambientais, em cumprimento de pena alternativa. De acordo com a professora Patrícia Machado Moreira, para a produção do jornal ambiental, os alunos fizeram entrevistas a moradores e recicladores locais, desenvolveram trabalhos de produção textual, paródias e poesias para o jornal. O intuito é que as crianças e adolescentes leiam mais sobre o meio ambiente, numa linguagem simples e que contribua para a sua transformação como agente social em defesa do meio ambiente. “Os alunos empenharam-se no projeto, efetuando entrevistas até mesmo fora do horário escolar“, ressaltou. O projeto Eco Kids e Eco Teens representou o MP baiano na disputa pelo Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) edição 2016.

Seminário

Já no próximo dia 5 de agosto, o Ministério Público da Bahia promove o I Seminário EduComunicação: novos modos de ver, novas formas de fazer educação ambiental, que acontece no auditório do Centro Multidisciplinar de Atenção Especializada (CEMAE) em Vitória da Conquista e tem como público-alvo os professores da educação básica da região sudoeste da Bahia. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site do Eco Kids e Eco teens, http://www.ecokidsecoteens.mpba.mp.br/

Por Quelli Carvalho, estagiária de Jornalismo supervisionado por George Brito (DRT-BA 2927).

Extraído de CARVALHO, Quelli. Portal do Ministério Público da Bahia. Salvador, 22 de jul. 2016. Disponível em:https://www.mpba.mp.br/noticia/33713.  Acesso em 25 jul. 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *