Nova Canaã (BA) avalia projeto Eco Kids e Eco Teens e confirma participação em 2019

Na manhã de hoje (13 de novembro), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Nova Canaã, foi realizada a reunião de avaliação do projeto Eco Kids e Eco Teens no ano de 2018. A reunião foi coordenada pela Promotora de Justiça Regional Ambiental,  Karina Gomes Cherubini e contou com a participação dos conselheiros editoriais e da Escola Municipal Eujácio Simões, responsável pelo lançamento da 1ª edição do jornal Eco Kids, na data de 19 de outubro de 2018.

O Conselho Editorial avaliou positivamente o projeto Eco Kids e Eco Teens, destacando como pontos positivos o envolvimento de todo corpo docente da Escola Municipal Eujácio Simões, que realizou trabalho de educação ambiental contextualizado, o qual possibilitou a “naturalização” do conhecimento, a demonstrar a construção e a internalização da aprendizagem pelos alunos e professores. As aulas de campo ao meliponário e ao rio do Vigário também foram destacadas pelos participantes.

O Conselho também sugeriu mudanças para 2019 em aspectos relacionados à impressão gráfica do jornal ambiental.  Outro ponto de revisão elencado pelo Conselho Editorial é a necessidade de proceder a acerto prévio com todas as Secretarias Municipais de Nova Canaã, para que não haja a realização de evento simultâneo na data reservada para o lançamento dos jornais Eco Kids e Eco Teens, pois dificulta o comparecimento das autoridades do Poder Executivo e Legislativo do município.

A nova escola indicada pelo Conselho Editorial para o projeto em 2019, com a produção da 2ª edição do jornal Eco Teens,  é  a Escola Municipal de 1º Grau Luiz Carlos Braga, situada no Distrito de Itajaí, em Nova Canaã. O lançamento do jornal está previsto para o dia 13 de novembro de 2019.

O Conselho Editorial do projeto Eco Kids e Eco Teens, em 2019, será composto por Anoildes Pereira Alves e Sandra Vieira Sampaio Almeida,  como representantes da Secretaria de Educação,  Romilce Rodrigues Silva, representando a Secretaria de Meio Ambiente, Maria Madalena de Souza Borges, pelo Conselho Municipal de Cultura, Joelson de Jesus Souza, como representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Rádio Comunitária, Nelson Gonçalves de Souza Filho, pelo Conselho Municipal de Educação,  Delson de Souza, representando a Assessoria de Comunicação. A Secretária de Educação, Roberta Oliveira Sodré, e o Secretário de Meio Ambiente, Vanildo Rocha Andrade,  são membros natos do Colegiado. A coordenação do projeto em Nova Canaã continuará com o Ministério Público da Bahia, por meio da Promotora de Justiça Regional Ambiental Karina Cherubini.

Participaram da reunião, como representantes da Escola Municipal Eujácio Simões, a diretora Roseli Santiago, a coordenadora pedagógica Narayamha Barros de Rocha Garcia, Jucilande Santiago Carmo Vieira, supervisora do ensino infantil e a professora de 1º ano do fundamental, Ivaneide Santos Ribeiro.

 

Crédito das imagens: Nelson Gonçalves de Souza Filho/CME e Antonio Coqueiro Neto/MPBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *