Professores da rede municipal participam de oficina de fotografia na reserva do Poço Escuro

Do Portal do Município de Vitória da Conquista, 10/04/2019

Na manhã desta terça-feira (09), 36 professores das redes municipal e estadual de educação participaram de uma oficina de fotografia enquanto percorriam a trilha ecológica na reserva municipal do Poço Escuro. O encontro teve como objetivo conhecer o local que será tema da edição do projeto Ecoteens e Ecokids deste ano.

O projeto, de autoria do Ministério Público da Bahia, consiste na criação de histórias em quadrinhos com o intuito de despertar nos estudantes a preservação ambiental. Para este ano, como etapa preparatória para o projeto, a proposta foi a de permitir aos educadores que fizessem, além da caminhada, uma oficina prática de fotografia.

Convidado pelo Ministério Público para ministrar a oficina de fotografia, o professor do curso de Comunicação Social, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Dannilo Duarte, relata que o registro de imagens da reserva, feito pelos professores, é fundamental para o processo de aprendizagem dos alunos. “As imagens que forem registradas aqui servirão para compor a edição da revista e também para que os alunos tenham um referencial sobre a importância da preservação”, explica.

A Promotora de Justiça e responsável pela ação, Karina Cherubini, ressaltou a importância da experiência didática e pedagógica dos professores, com a caminhada: “essa é uma oficina em campo que estamos realizando com os professores da educação básica. O Objetivo é que eles percebam que uma trilha ecológica pode ser utilizada com fim pedagógico”.

Para Carla Brandão, gerente do Módulo de Educação Ambiental (MEA), as visitas dos professores às reservas, facilitam a compreensão dos alunos sobre sua preservação. “Para os professores motivarem e inspirarem seus alunos, nada melhor do que trazê-los para o parque. A atividade permite que eles se sensibilizem e percebam as características da flora e fauna desse tipo de ambiente”, ressalta Carla.

O Concurso deste ano terá como tema o Parque Municipal da Serra do Piripiri, onde a reserva do Poço escuro é também parte integrante. Na próxima semana, os alunos começarão a preparar as histórias que deverão ser selecionadas para compor a revista. No mês de maio será aberto o edital que irá contemplar os melhores trabalhos.

Crédito da imagem da capa: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Disponível em:<http://www.pmvc.ba.gov.br/professores-da-rede-municipal-participam-de-oficina-de-fotografia-na-reserva-do-poco-escuro/>. Acesso em 10 abr. 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *