Semana do Meio Ambiente: Sob o tema “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, Projeto Eco Kids lança a 5ª edição

Do site da Prefeitura de Alagoinhas, 05 de junho de 2019.

Numa parceria entre o Governo Municipal via secretarias de Desenvolvimento e Meio Ambiente(SEDEA) e de Educação (SEDUC) e o Ministério Público, foi lançada, nesta quarta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a 5ª Edição do Jornal Eco Kids. O informativo foi elaborado por 80 estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Santa Terezinha, e lançado na própria unidade educacional. O evento  integra as atividades da Semana do Meio Ambiente promovida pela prefeitura e contou com as participações do secretário da SEDEA, José Edésio, de Educação, Jean Afonso, da Promotora de Justiça, Suzana Dantas Cerqueira, dezenas de alunos, professores, diretores e pais.

Crédito: Roberto Fonseca
Crédito: Roberto Fonseca

A 5º edição trouxe o tema “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, levando os alunos a confeccionar brinquedos com materiais reciclados e conhecer uma nova realidade por meio do reaproveitamento. A ideia foi incentivar o modo correto do descarte do lixo produzido no ambiente doméstico e divulgar à população, por meio da produção de textos, a importância da preservação do meio ambiente. “A publicação é resultado final de um projeto que inclui palestras, exibição de filmes, rodas de conversas e diversas outras atividades extras que propiciaram a reflexão das crianças sobre as inúmeras possibilidades de fazer a diferença no espaço que estamos inseridos”, explica a diretora da instituição, Rosemere Oliveira. No lançamento foram realizadas apresentações de dança e a leitura dos textos produzidos para o jornal.

Crédito: Roberto Fonseca
Crédito: Roberto Fonseca

“Acredito que a educação ambiental auxilia na construção da sociedade e transforma o cidadão, é importante que as pessoas tenham postura adequada em relação ao destino do lixo e às condições ambientais na hora do descarte”, destacou o secretário da SEDEA, Edésio Cardoso. Para o titular da SEDUC, Jean Afonso, a educação ambiental na escola é essencial para a disseminação de informações para a comunidade. “São futuros adultos, que irão conscientizar os pais e outros adultos que não tiveram essa oportunidade. É por meio deste e de outros projetos que são formados os futuros multiplicadores da importância do nosso meio ambiente”, avalia o secretário.

A programação alusiva à Semana Municipal do Meio Ambiente foi aberta nesta segunda-feira (03), com a visita de representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e do Fórum Alagoinhense para o Desenvolvimento Sustentável (FADES), seguindo, na terça, com uma trilha ecológica com alunos da Escola Eraldo Tinoco, em parceria com o Núcleo Ecossocial da Bracell, no município de Inhambupe. Na parte da tarde desta quarta-feira, as atividades contaram, ainda, com palestras sobre reciclagem e outros temas, na Guarda Municipal.

Nesta quinta-feira (06), em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), será realizado o plantio de 200 espécies vegetais, e na sexta-feira (07), o Encontro Regional de Microcrédito :“Fomentando o Desenvolvimento Sustentável” encerra a programação.

Crédito: Divulgação Sedea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *